O que é Osteopatia?
A Osteopatia é uma abordagem terapêutica que se concentra na avaliação e tratamento de problemas musculoesqueléticos e no restabelecimento do equilíbrio do corpo. A osteopatia considera o corpo como uma unidade interconectada e busca não apenas tratar sintomas, mas também identificar e abordar suas causas subjacentes. É uma abordagem holística que pode ser usada tanto para tratar condições existentes quanto para prevenir lesões e promover a saúde.
Como funciona o tratamento?
Tudo começa a partir de uma avaliação clínica, onde serão realizados vários testes específicos da osteopatia. Após a avaliação, serão realizadas várias técnicas terapêuticas manuais, desde a manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações) e técnicas suaves sobre o sistema visceral e craniano, com objetivo de normalizar as tensões observadas pelo osteopata. As sessões são INDIVIDUAIS e são realizadas de acordo com a NECESSIDADE de cada paciente.
Tratamento personalizado
Não utilizamos protocolos, pois entendemos que cada pessoa precisa de um tratamento personalizado. O tempo médio de uma sessão é de 50 minutos. Os horários são agendados para que não ocorra aglomerações e espera, sendo assim você consegue se programar com antecedência sem prejudicar outras atividades diárias. O tempo de tratamento é variável, porém normalmente trabalhamos com média de 5 sessões que são realizadas semanalmente.
Quem pode fazer osteopatia?
Existem algumas situações em que não conseguimos atuar, como em casos de emergência médica, fratura, câncer, entre outros, porém no geral, NÃO EXISTE CONTRA INDICAÇÃO para o tratamento osteopático, podendo ser realizado por recém-nascidos, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos. Existem algumas contraindicações de técnicas, por isso a necessidade de se escolher sempre um bom profissional.
Quais as indicações?
Tratamento de dores crônicas e agudas, normalmente relacionadas ao sistema musculoesquelético, como: Dores de cabeça, dores na coluna, dores lombares, hérnia de disco, dores no nervo ciático, dores nas articulações (ombro, joelho, cotovelo, punho, entre outros), dores na ATM (DTMs), porém a osteopatia também auxilia no tratamento de diversas outras patologias como: refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável, intestino preso, tonturas e zumbidos, má digestão e dores abdominais.
Como escolher um osteopata?
Hoje a Osteopatia no Brasil é uma especialidade da Fisioterapia. O fisioterapeuta, após se graduar, deve ingressar no Curso de Formação em Osteopatia, que possui uma formação bem extensa de 1500h, um curso de duração média de 4 anos. Após a formação, é necessário a validação do título, que é realizado por uma prova de especialista realizado pelo conselho federal de fisioterapia, para que possa assim se intitular fisioterapeuta osteopata. A ASSOCIAÇÃO DOS OSTEOPATAS DO BRASIL (AOB) é a principal entidade que organiza a atividade no país. É sempre importante identificar se o profissional possui o titulo de especialista, pois isso garante que sua formação passou por todos os requisitos exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).